História Do Português Brasileiro - Vol.10 Dialetação E Povoamento: Da História Linguística À História Social

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A coleção História do Português Brasileiro é o resultado de vinte anos de pesquisas realizadas pelos mais importantes linguistas de nosso país, associados ao Projeto para a História do Português Brasileiro. Com esta coleção, nossa língua passa a ser amplamente historiada em seus sistemas gramatical, lexical, semântico e textual, estudados a partir de dados constantes de um amplo corpus diacrônico, editado com rigor filológico.

As mudanças na língua portuguesa em uso no Brasil são analisadas nesta obra considerando-se seus agentes e as condições políticas, econômicas e sociais em que foram produzidas, adotando-se uma abordagem interdisciplinar.O tema da formação do português brasileiro desenvolve-se como um caso de expansão dialetal da língua portuguesa, ou seja, concebe-se o português brasileiro como um novo dialeto, resultante do contato entre diversos dialetos da língua portuguesa que, após um período de acomodação, sofreu um processo de mistura dialetal e nivelamento.

Sobre os autores(as)

Andrade, Francisco Eduardo De

Francisco Eduardo de Andrade possui mestrado em História pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), doutorado em História pela Universidade de São Paulo (USP), e pós-doutorado na École des Hautes Études en Sciences Sociales (EHESS, França). Professor associado da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), com diversos trabalhos publicados sobre historiografia e história de Minas Gerais. Suas pesquisas, com ênfase em história do Brasil do período colonial, versam sobre os seguintes temas: historiografia mineira e patrimônio cultural; fronteira e territorialidade (economia minerária e agrária); poderes, instituições religiosas e administração estatal da América portuguesa.

Alkmim, Tania

Tania Alkmim graduou-se em Letras em 1971 na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). É mestre em Linguística pelo Programa de Pós-graduação em Linguística do Instituto de Estudos da Linguagem da Unicamp, com a dissertação A classe “difícil” de predicados adjetivais do português (1975). Doutorou-se pela Université Paris V, sob a orientação de Louis-Jean Calvet em 1984. Fez pós-doutorado no Laboratoire du CNRS, Unité Mixte de Recherche 158 Langage, Langues et Cultures d’Afrique Noire (LLACAN), França. É professora associada aposentada do Departamento de Linguística – IEL/Unicamp. É autora de diversos livros e artigos na área.

Castilho, Célia Maria Moraes De

Célia Maria Moraes de Castilho graduou-se em Língua Portuguesa e Língua Francesa pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Marília (1968-1971), faculdade em que cursou a especialização em Filologia e Língua Portuguesa (1973). É mestre pelo Instituto de Estudos da Linguagem da Universidade Estadual de Campinas e doutora pela mesma instituição. Fez seu pós-doutorado na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, sob a supervisão de Marilza de Oliveira (2006-2008). Pesquisadora ligada à equipe paulista do Projeto para a História do Português Brasileiro desde 1988, desenvolveu pesquisas sobre a sintaxe do português médio, que postulou em 2001 como o português que se implantaria no Brasil, sobre os inventários e documentos escritos em São Paulo e sobre a concordância no português médio e no PB dos séculos XIX a XX.

Chaves, Elaine

Elaine Chaves graduou-se em licenciatura e bacharelado em Língua Portuguesa (1998-2002) na Universidade Federal de Ouro Preto. É mestre pelo Programa de Pós-graduação em Estudos Linguísticos da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais (FALE/UFMG, 2004) e doutora pelo Programa de Pós-graduação em Estudos Linguísticos FALE/UFMG (2013). Fez seu pós-doutorado na Universidade Federal de Minas Gerais em 2014-2015. Atualmente, é professora da Universidade do Estado de Minas Gerais e desenvolve pesquisa na área de Sociolinguística e Dialetologia.

Coan, Giovana Ike

Giovana Ike Coan graduou-se em Letras (Português/Inglês) pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (2004-2008). Na mesma instituição, obteve os títulos de mestre em Filologia e Língua Portuguesa (2011) e de doutora em Filologia e Língua Portuguesa (2016). Como pesquisadora, tem participado de diversos eventos e atuado principalmente nos seguintes temas: construções com se, formas de tratamento, pessoalidade e impessoalidade, história social da língua, português paulista, discurso republicano, Colégio Culto à Ciência/Ginásio de Campinas. É autora de artigos científicos e capítulos de livros sobre tais temas.

Oliveira, Marilza De

Marilza de Oliveira possui graduação em Letras pela Universidade de São Paulo (1980), mestrado em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas (1992) e doutorado em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas (1996). Atualmente é professora titular da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Sintaxe e Linguística Histórica, atuando principalmente nos seguintes temas: linguística histórica, sintaxe, história social e morfologia lexical.

Pereira, Hélcius Batista

Hélcius Batista Pereira graduou-se em Ciências Econômicas na Universidade Estadual Paulista (Unesp) em 1992 e, depois, em Letras na Universidade de São Paulo (USP) em 2003. É mestre em Filologia e Língua Portuguesa por essa mesma universidade (2005) e doutor por esse mesmo programa (2011). É docente e pesquisador da graduação e do Programa de Pós-Graduação em Letras (PLE) da Universidade Estadual de Maringá (UEM). Suas pesquisas tomam por objeto a descrição da língua em uso e a história social do português brasileiro.

Pessoa, Marlos De Barros

Marlos de Barros Pessoa possui graduação em Letras pela Universidade Católica de Pernambuco (1981), mestrado em Letras pela Universidade Federal de Pernambuco (1989) e doutorado em Linguística Românica pela Eberhard Karls Universität Tübingen, na Alemanha (1997). É professor titular da Universidade Federal de Pernambuco. Leciona Língua Latina e História da Língua Portuguesa no curso de graduação e participa do Programa de Pós-Graduação em Letras. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Linguística Histórica e História Social da Linguagem, atuando principalmente com os seguintes temas: história social da linguagem, língua escrita, manuscritos e impressos, e oralidade na história.

Ramos, Jânia Martins

Jânia Martins Ramos é docente na Universidade Federal de Minas Gerais (1994-2015) e na Universidade Federal de Ouro Preto (1981-1993), pesquisadora CNPq (1998-2017) e na FAPEMIG (2007-2012). Possui graduação em Letras (1977) na Universidade Federal de Minas Gerais. É mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos (1983) e doutora pela Universidade Estadual de Campinas (1992). Fez dois estágios de pós-doutorado, respectivamente, na Universidade de São Paulo (2000) e Universidade Federal do Rio de Janeiro (2014), participou como Visiting Scholar na Universidade de Maryland (2000) e na Universidade de Tübingen (2001). É autora de artigos capítulos de livros e livros na área.

Ribeiro, Maria Alice Rosa

Maria Alice Rosa Ribeiro – Doutora em Economia pela Universidade Estadual de Campinas e livre-docente na disciplina Formação Econômica do Brasil pela Universidade Estadual Paulista, campus de Araraquara. Professora do Departamento de Economia da Universidade Estadual Paulista e do Programa de Pós-graduação em Economia, área História Econômica, campus de Araraquara.

Ribeiro, Priscilla Barbosa

Priscilla Barbosa Ribeiro é doutora em Filologia e Língua Portuguesa (2015) pela Universidade de São Paulo. É mestre nessa área (2011) e licenciada (2005) em Letras pela mesma universidade. Dedica-se a pesquisa interdisciplinar com vistas a analisar as relações entre língua e sociedade, com ênfase nas áreas de Sintaxe, Sociolinguística e História Social da Língua.

Rocha, Ana Paula

Ana Paula Rocha possui graduação em Letras (1997) e mestrado em Letras (2001) pela Universidade Federal de Juiz de Fora. É doutora em Letras (2006) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Leciona Língua Portuguesa no Instituto de Educação de Angra dos Reis, da Universidade Federal Fluminense. Enquanto professora da Universidade Federal de Ouro Preto, foi coordenadora do Projeto ALiB no estado de Minas Gerais.

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