Ops! Esse produto encontra-se indisponível.
Deixe seu e-mail que avisaremos quando chegar.
Indicado tanto para quem já coloca quanto para quem pensa em colocar as "mãos na massa", penetrar em arquivos, ouvir depoimentos, manusear documentos, escarafunchar vestígios da cultura material ou simbólica, decifrar impressos ou audiovisuais em busca das experiências de nossos antepassados. Ao abordar os "usos e abusos das fontes", os métodos e as técnicas utilizados pelos pesquisadores em seu contato com vestígios e testemunhos do passado humano, este livro, escrito por especialistas experientes, dialoga diretamente com historiadores e aspirantes no contexto da realidade brasileira.

Carla Bassanezi Pinsky, historiadora e editora, é doutora pela Unicamp e mestre pela USP. Autora de “Mulheres nos anos dourados”, “Pássaros da liberdade”, coautora de “História das mulheres no Brasil” e História na sala de aula, é organizadora de “Nova História das mulheres no Brasil”, “História da cidadania”, “Fontes históricas” e “Novos combates pela Históri”a todos pela Editora Contexto.

Carlos Bacellar é professor de História do Brasil Colônia do Departamento de História da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP. Pela Contexto é autor do livro Fontes Históricas.

Jorge Grespan é professor do Departamento de História da USP. Doutor em História e Economia pela USP, com pós-doutorado pela Universidade de Berlim, na Alemanha. Pela Contexto é autor dos livros Fontes Históricas e Revolução Francesa e Iluminismo.

Marcos Napolitano é professor titular de História do Brasil da Universidade de São Paulo (USP). É autor dos livros Como usar o cinema na sala de aula, Como usar a televisão na sala de aula, Cultura brasileira: utopia e massificação, 1964: História do regime militar brasileiro, História do Brasil República e História Contemporânea 2, além de ser coautor de História na sala de aula, Fontes históricas, Novos temas nas aulas de História e Novos combates pela História (todos pela Contexto).

Maria de Lourdes Monaco Janotti é professora doutora do Departamento de História da USP. Pela Contexto é coautora dos livros Fontes Históricas, Historiografia Brasileira em Perspectiva e O Saber Histórico na Sala de Aula.

Pedro Paulo Funari é professor titular da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e professor do Programa de Pós-Graduação em Arqueologia da Universidade de São Paulo (USP), além de pesquisador associado de universidades do Brasil e do exterior. Pela Contexto, é autor de Grécia e Roma, Arqueologia, Pré-história do Brasil; coautor de A temática indígena na escola, História na sala de aula, História da cidadania, História das guerras, Fontes históricas e Novos combates pela História; e organizador das obras As religiões que o mundo esqueceu e Turismo e patrimônio cultural.

Tania Regina de Luca é professora de cursos de graduação e do programa de pós-graduação em História da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, campus de Assis. É mestre e doutora em História Social pela Universidade de São Paulo e livre docente pela Unesp. Pela Contexto, é organizadora dos livros História da imprensa no Brasil e O historiador e suas fontes e coautora dos livros Nova História das mulheres no Brasil, Fontes históricas, História da cidadania e Indústria e trabalho no Brasil (fora de catálogo). E autora de Práticas de pesquisa em História.

Vavy Pacheco Borges é historiadora da Unicamp. Pela Contexto é autora dos livros Fontes Históricas e Historiografia Brasileira em Perspectiva.

Verena Alberti é historiadora e coordenadora do Programa de História Oral do Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil (CPDOC) da FGV/RJ. Presidente da Associação Brasileira de História Oral (ABHO) no biênio 2002-2004. Autora de diversos trabalhos importantes na área. Pela Contexto é autora do livro Fontes Históricas.

Sobre os autores(as)

Funari, Pedro Paulo

Pedro Paulo Funari é professor titular da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e professor do Programa de Pós-Graduação em Arqueologia da Universidade de São Paulo (USP), além de pesquisador associado de universidades do Brasil e do exterior. Pela Contexto, é autor de "Grécia e Roma", "Arqueologia", "Pré-história do Brasil"; coautor de "A temática indígena na escola", "História na sala de aula", "História da cidadania", "História das guerras", "Fontes históricas" e "Novos combates pela História"; e organizador das obras "As religiões que o mundo esqueceu" e "Turismo e patrimônio cultural".

Napolitano, Marcos

Doutor em história social pela USP , pesquisador-bolsista do CNPq e pro-
fessor titular no Departamento de História da USP. É autor, entre ou-
tros, dos livros Coração civil: a vida cultural brasileira sob o regime militar
( 1964-1985 ) (Intermeios, 2017), 1964: história do regime militar brasileiro
(Contexto, 2014) e História do Brasil República (Contexto, 2016).

Luca, Tania Regina De

Tania Regina de Luca possui graduação em História pela USP, Mestrado e Doutrado em História Social pela mesma universidade. Professora Livre-Docente do Departamento de História, Unesp/Assis. Pesquisadora Produtividade do CNPq. Desenvolve pesquisas na área de história da cultura e da imprensa. Em 2018, publicou A Ilustração (1884-1892): A Circulação de Imagens Entre Paris, Lisboa e Rio de Janeiro (São Paulo, Unesp/Fapesp, 2018).

Pinsky, Carla Bassanezi

Carla Bassanezi Pinsky é historiadora com doutorado em Ciências Sociais (Família e Gênero) pela Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) e mestrado em História Social pela USP (Universidade de São Paulo). Autora de "Pássaros da liberdade", “O Brasil que os Europeus Encontraram", "Mulheres dos Anos Dourados" e coautora de "História das mulheres no Brasil", "Nova História das mulheres no Brasil", "História da cidadania", "Novos temas nas aulas de História", "Fontes históricas", "O historiador e suas fontes", "Faces do Fanatismo", "História da América Através de Textos", "História na Sala de Aula", "O Brasil no Contexto 1987-2017" (todos pela Contexto), entre outros livros.

Alberti, Verena

Verena Alberti é doutora em Teoria da Literatura (Universidade de Siegen, Alemanha, 1993), professora da Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro e do Mestrado Profissional em Ensino de História (ProfHistória) e professora de história da Escola Alemã Corcovado. É autora de trabalhos sobre ensino de história, história contemporânea do Brasil, história oral e história do pensamento sobre o riso.

Grespan, Jorge

Jorge Grespan é Professor Titular do Departamento de História da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da Universidade de São Paulo (USP). Atua na área de Teoria da História e é credenciado como orientador de mestrado e doutorado pelo Programa de História Econômica e pelo Programa de História Social da FFLCH USP. Suas linhas de pesquisa abrangem temas como: Dialética em Marx e em Hegel, Crítica da Economia Política, Crises econômicas, Marxismo no século XX (Lukács, Rosa Luxemburgo, Gramsci, W. Benjamin, Adorno), Marxismo no Brasil e na América Latina. Possui graduação em Economia pela Universidade de São Paulo (1980), graduação em História pela Universidade de São Paulo (1982), doutorado em Filosofia pela Universidade Estadual de Campinas (1994. Tese publicada em 1998 com o título "O negativo do capital"), pós-doutorado em filosofia pela Freie Universität Berlin (1997), livre-docência pela Universidade de São Paulo (2017, publicada em 2019 com o título "Marx e o Modo de Representação Capitalista").

Produtos relacionados

Pague com
  • Pagali
  • Pix
Selos

LIVRARIA INTERNACIONAL-SBS LTDA. - CNPJ: 03.608.306/0001-13 © Todos os direitos reservados. 2024


Para continuar, informe seu e-mail

Utilizamos cookies para que você tenha a melhor experiência em nosso site. Para saber mais acesse nossa página de Política de Privacidade